sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Marca-Passo

            Em um trabalho em conjunto com médicos e pacientes, tradição que se mantém até hoje, Bakken e Hermundslie partiram para a concepção e a construção de novos aparelhos médicos. Em pouco tempo a Medtronic estava em condições de apresentar o seu primeiro marca-passo implantável. Em 1960, os produtos da Medtronic já eram vendidos e utilizados nos Estados Unidos, na África do Sul, na Austrália, no Canadá, na Europa e na América Latina.

            Marca-passo é um dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos. Isto é conseguido através de um estímulo elétrico emitido pelo dispositivo quando o número de batimentos em um certo intervalo de tempo está abaixo do normal, por algum problema na condução do estímulo natural do coração pelo seus tecidos antes de atingir os ventrículos.
            Os primeiros aparelhos eram externos e de certa forma perigosos, pois poderiam potencialmente eletrocutar seu portador. Atualmente o tamanho do aparelho foi reduzido e pode ser implantado no corpo do paciente, pois é selado hermeticamente numa cápsula de metal e possui pilhas recarregáveis através de terminais externos. As baterias dos marca-passos implantáveis não são recarregáveis, apenas as dos marca-passos externos que são substituídas.
            Sua cápsula externa em geral é feita de titânio por ser um material fisiologicamente inerte, o que reduz o risco de rejeição pelo sistema imunológico.

Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário