sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tomografia Computadorizada

             Em 1972 o físico britânico G. Hounsfield, criou um método para a formação de imagens a partir de dos raios-x, denominada tomografia computadorizada. O surgimento deste aparelho significou uma verdadeira revolução no campo do diagnóstico, tornando-o muito mais preciso e rápido, graças à reprodução de diversas imagens seqüenciais da região do corpo a ser examinada.
            Os aparelhos de tomografia computadorizadas de última geração, também chamados helicoidais ou espirais permitem, exames ultra-rápidos, com cortes de espessura cada vez mais fina e imagens tridimensionais com cores diferentes para cada estrutura do corpo.
            Baseada nesta nova tecnologia a empresa Somaton Emotion lançou um aparelho que estende suas aplicações do cérebro, abdômen, tórax, coluna, para áreas como a cardiologia, a colonoscopia e a prevenção precoce de câncer pulmonar. O aparelho também monitora a radiação, selecionando automaticamente a dose necessária para cada procedimento e minimizando a exposição de médicos e pacientes durante a seção.
            Mas quem pensa que esse aparelho se restringe ao uso médico se engana, a tomografia computadorizada também é usada por arqueólogos. Eles a usam como modelo para a digitalização, além disso, o aparelho permite que ossos incrustados em rochas sejam visualizados sem a necessidade da quebra do material, que traz riscos de danificação ao fóssil.

Karine Andreola

2 comentários:

  1. Eu vou Fazer Isto Hoje e di Boa
    To com Medo

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe, já fiz tal exame. O incomodo é a imobilização, é um incomodo psicológico, basta estar confiante na equipe médica e posso lhe afirmar que o aparelho sendo caríssimo, não te esquecerão vc no seu interior, não por vc mas pelo custo do aparelho.

    ResponderExcluir